Compartilhe e Siga-nos!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

MASSACRE EM PINHEIRINHOS

MASSACRE EM PINHEIRINHOS
           Assim estão dando nome ao confronto já aguardado entre policiais e moradores de um loteamento com ordem da justiça de desapropriamento. Pinheirinhos é uma comunidade em São José dos Campos, São Paulo. A terra invadida pertence a um grande empresário, que mesmo depois que fora manifestado interesse por parte do governo em transformar a comunidade em bairro, entrou na justiça pedindo a terra de volta.

              Há a informação de que são 2000 famílias que ocupam o lugar há oito anos. Sua maioria mulheres e crianças, como sempre. Pois bem, como aqui, é um lugar que considero livre para questões como estas, venho colocar minha opinião.
            

             O Brasil tem um problema de reforma agrária há muito tempo. Desde o período colonial, há muitas terra que não são utilizadas e com isso, poucos as têm. Isto é fato, e ficamos conhecendo esta história ainda mais com a criação do MST (Movimento dos Sem Terra) criado em 1984.
Eu, simplificando as coisas, acredito que um erro não justifica o outro. Estão entrando com força no local? Semanas atrás eu vi uma matéria que os moradores estavam se armando para a chegada da polícia, então não seria sem aviso. O local não sendo seu, mesmo que não seja utilizado, não lhe dar o direito de usar porque está sendo abandonado. Não é seu! Um mínimo de bom senso, diria isso! 
              

            Sei que na grande parte são pessoas que necessitam de moradia mesmo. Mas deve-se fazer de outra forma. Não é fácil! É difícil mesmo, mas não são como as manifestações da Síria, Iran, e outros países que se integram como nação que vão resolver nossas questões. O MST já mudou muito, e há muito já se instaurou os interesses dos corruptos nele! Assim como em qualquer lugar, sempre há duas versões!
Agora, você atacar policiais (que não usam identificação nos uniformes) cumprindo a lei que lhes foi dado, não vai adiantar nada. Nem levar crianças para frente do confronto para mostrar a mídia, como já vi pessoas em outros casos solicitando isso. Não são todos inocentes. Há toda uma trama política, interesseiros e uma falta de bom senso geral. E a má educação das pessoas em saber como buscar seus direitos e deveres do Estado, as deixam cegas para seus deveres também.

                

                Finalizando, eu não acho que seja um massacre. Não como define o dicionário a palavra. Já está chamando até onde os ex-moradores estão como campo de concentração, uma alusão a Auschwitz. Isso é graças a uma mídia tosca, exploratória, e a pessoas que sabem como fazer chamar a atenção. Senhores, alguma coisa deve ser feito, mas não somente em Pinheirinhos, mas em todos os lugares onde estão famílias que invadem fábricas abandonadas, campos abertos, beiras de estradas. E não é agradando um lado, é se fazendo justiça. Que se organizem, mas não tentem fazer uma guerra e nem se espelhem em bagagem histórica dos outros. Pois a única guerra que fizemos foi a do Paraguai onde matamos quase todos os homens com muito orgulho!



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe nas Redes Sociais