Compartilhe e Siga-nos!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

CARNAVAL - FESTA POPULAR? - 1º PARTE


                     O Carnaval está rolando! A festa popular que mais agrada foliões, ambulantes e catadores de latinhas no Brasil já está no seu fim em algumas partes do país. Para quem gosta é uma oportunidade de sair com vários parceiros, viajar para lugares calmos, ficar horas na praia ou apenas ficar em casa vendo a banda passar. Óbvio que as emissoras, a internet e todos os meios de comunicação irão dizer: “viva a festa popular”. Mas peraí! Que festa popular é esta?

                   Aqui no Rio, e falo somente por este lugar, a grande festa rola na Sapucaí, e é caro pacas! Há os camarotes que você, simples mortal jamais entrará sem conhecer alguém ou ter ganho uma bolada ou se não for jovem e com um corpo de matar um. Então, onde rola o popular nesta história?
As fantasias são caras, e o carinha paga para desfilar numa escola que se ganhar, leva o dinheiro os donos, empresários e quem vende os materiais para a grande festa. Os lucros mesmo são para as empresas de bebidas, o comércio de mulheres (prostitutas de luxo) e os bixeiros. É um sacrilégio a mídia dizer que é uma festa popular. Hoje, não é mais! O que vejo são verbas que depois de março, somem para escolas, obras públicas e desabrigados. Eu nunca vi uma campanha pedindo ajuda para se montar uma escola para a avenida, mas quando há desabamento e pessoas sem lugar para ficarem, o governo pede ajuda, doação. Onde está a mesma urgência e velocidade que se há para organizar uma festa pagã? Não tenho nada contra uma religião específica, pois sou contra qualquer tipo de religião, para um país que se diz cristão, entregar as chaves da cidade para o Momo é muita contradição!
                               O fato é que para estas festas, obras são concluídas em pouco tempo, policiamento fica massivo, ambulâncias que não acabam mais para socorrer pessoas que bebem demais! E quando se necessita de um idoso buscar hospital não há uma ambulância para levá-lo. Mas como todos sabem, este é o país do carnaval, do samba, que insistimos em dizer que é nosso, e nem isso é verdade.
Só para deixar claro, não sou contra as manifestações culturais, apenas acentuo as desigualdades destes acontecimentos. Quem dera fosse eu um folião que bebesse muito para se preocupar com estas coisas. Mas não sou. E como a repórter Rachel Sherazade disse, num vídeo que rola na net, esta festa é bem mais excludente que popular!


Um comentário:

  1. Muita verdade, o pior é que a maioria da sociedade é hipócrita e concorda com tudo isso!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe nas Redes Sociais