Compartilhe e Siga-nos!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CARNAVAL - RELIGIÃO? - PARTE 2


E ainda falando no carnaval, pois é uma data bem especial para “nós”, brasileiros entremos então no quesito religião.
O carnaval é a festa da carne. Sim, muitos sabem, e não estamos falando de uma liquidação do açougueiro, e sim, de se entregar aos prazeres do corpo. O que isso implica no significado prático? Você, folião de carteirinha, vai beber, beijar, transar, bagunçar como nenhum ser humano normal faria. A chave da cidade é entregue para o Momo (carne) e você vai se entregar aos desejos mais íntimos.
Eu, por ser homem, claro, sempre adorei a idéia. Nossa, transar com todas, ficar doidão e zoar pacas! Isso deve ser muito legal. Não é. Você fica propício a doenças sexualmente transmissíveis. Você enche a cara e pega um carro e causa acidentes. Quantos são as vítimas de acidentes? Quantos vão para os UPA’s ou hospitais para se desintoxicar depois de ficarem horas bebendo? Isso é bom? Não é. Mas o povo gosta. E como disse Hobbes um dia; a natureza do homem é má, por isso deve haver leis para se manter a ordem.
Alguém lembra de alguma vez nos desfiles das escolas de samba do Rio não terem algum assunto, tema, ala sobre religião? Praticamente impossível, já que as religiões africanas e as criadas aqui no Brasil, como a “Quimbanda”, são religiões ao contrário da cristã, que todos estão acostumados, não tem um bem e o mal definidos.
Vamos começar com o início. Na África, há centenas de anos, os povos eram e sempre foram guerreiros, pois somente assim conseguiriam sobreviver. Eles lutavam uns contra os outros assim como sua necessidade. Escravizavam, matavam, destruíam a sua maneira. Então, quando havia uma guerra entre dois povos, estes buscavam ajuda espiritual, das entidades. Se o povo “A” pedia para a entidade “A”, logo o povo “B”, pedia para uma outra, que não fosse a “A” também. Pois não era lógico para eles, nem pra mim, dois lados terem o mesmo “deus”. Os países ou reinos cristãos são assim, pedem ajuda e matam pelo mesmo deus! Trágico.
Pois bem, nesta parte acho mais lógico para as religiões africanas.
Quando chegaram no Brasil, e vendo que os cristãos morriam de medo de suas crenças e métodos, eles absorveram a visão do mal mesmo para si, para usar o medo a seu favor. Tanto que, quem é praticante, acha graça de quem não é e acredita no que se ler e ouve das religiões contrárias. São religiões riquíssimas, no teor histórico, mas que infelizmente não tem seus dogmas escritos. Foi passado oralmente, o que marginaliza ainda mais. E é por esta razão que os carnavalescos, praticantes de tais, colocam tanto estes temas nas escolas. Pode parecer blasfêmia para os cristãos verem um cristo de cueca num desfile, mas para Oxossi, Ogum, e até Olorum, isso é apenas brincadeira e uma forma de manifestação.
Pronto. Colocar suas crenças em suas práticas tudo bem. Mas o que anda rolando e que particularmente não gosto, é querer colocar coisas cristãs em seus desfiles. Como o Cristo censurado do falecido Joãozinho Trinta. E outros que já o fizeram. Religião é algo muito perigoso, e como muitos já sabem, eu não gosto. Por causa de religião já fizeram guerras e mataram milhares. E a coisa mais chata da religião é que cada uma acha que é a certa e as outras são erradas. Por isso, acho tosco os temas com religiões que não seja aberta a isso. Quer falar, fale da sua, não a dos outros. Sabe que sempre a igreja interfere, porque tentar mudar isso?  

2 comentários:

  1. Concordo plenamente e te admiro dia após dia, por cada virgula que escreve... ADOREI

    ResponderExcluir
  2. SIMPLESMENTE LINDO! VC FOI MUITO BEM INSPIRADO,EM TUDO QUE VC FALOU, EU NÃO TENHO PALAVRAS SE FALAR VOU ESTRAGAR O QUE FOI MUITO BEM DITO E REGISTRADO.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe nas Redes Sociais